Educação de Jovens e Adultos

Educação de Jovens e Adultos

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Organização Curricular
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Terceiro Segmento – Matemática

Na EJA, a Matemática é um importante componente curricular na formação social e pedagógica dos estudantes. O professor deve apresentar a Matemática aos estudantes como uma ferramenta para a resolução de situações-problema, estimulando o raciocínio lógico e a argumentação. É fundamental, assim, utilizar as experiências de vida dos estudantes no intuito de estimular novas ideias que contribuam para que aprendam a calcular, medir, raciocinar, argumentar, interpretar gráficos e informações estatísticas. Para promover o desenvolvimento e resolução de problemas, o diálogo entre o professor e os estudantes deve ser valorizado. Nesse processo, espera-se que os estudantes exponham suas ideias, vivenciem situações de cálculos envolvendo a leitura de textos e a escrita de conclusões (mesmo que não estejam corretas). A experiência tem mostrado que o conhecimento matemático ganha significado quando os estudantes se deparam com situações desafiadoras e trabalham para desenvolver estratégias de resolução. Assim, trabalhar a Matemática com os demais conteúdos das diversas disciplinas mostra•se uma ferramenta eficaz na resolução de problemas e construção de novos conceitos. Outros recursos utilizados são a calculadora como uma ferramenta de validação de resultados e os jogos criativos na elaboração de estratégias de resolução de problemas e busca de soluções. A Matemática deve ser vista em toda sua amplitude, porém os métodos de ensino devem ser diversificados, principalmente na EJA, com o objetivo de respeitar as individualidades do ser humano, o tempo de raciocínio e de aprendizagem de cada um. Cabe ressaltar que o conhecimento matemático precisa alcançar as distintas classes socioeconômicas, para que os estudantes sejam capazes de atuar como cidadãos críticos e conscientes em uma sociedade complexa. Esse desafio vem sendo solucionado com o aumento de pesquisas educacionais que investigam sobre como adaptar o ensino da Matemática aos estudantes das mais diversas realidades sociais, culturais e econômicas, na expectativa de ajudar os professores nessa busca por métodos que respeitem o cotidiano e a realidade dos estudantes.

Objetivo Geral:

• Promover nos estudantes da EJA a compreensão de conhecimentos matemáticos que oportunizem a capacidade de desenvolver o raciocínio e resolução de problemas baseados na cultura, no mundo do trabalho e em suas tecnologias.



EJA – Terceiro Segmento – 1ª etapa – Matemática 

Objetivos específicos
• Relacionar os conhecimentos matemáticos com a cultura do estudante. • Estabelecer a relação da matemática com as tecnologias. • Empregar as tecnologias na compreensão da matemática.  • Estabelecer a relação dos conhecimentos matemáticos com o mundo do trabalho. • Compreender as propriedades das operações em cada um dos conjuntos numéricos e saber usá-las em situações concretas. • Reconhecer no contexto social diferentes
Conteúdos 
 • Teoria de Conjuntos:    - Representação e Notação    - Subconjuntos    - Operações: união, intersecção e diferença • Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais • Produto e plano cartesiano • Função:     - Plano Matemático     - Relação e função     - Notação e representação gráfica

EJA – Terceiro Segmento – 1ª etapa – Matemática 

Objetivos específicos 
significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais. • Entender o uso das funções como modelos matemáticos de situações do mundo real. • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.     - 

Conteúdos 
Domínio, imagem e contradomínio • Função Polinomial do 1° grau:    - Representação gráfica    - Função afim e linear    - Coeficiente angular, linear e zero da função • Função Quadrática:    - Representação gráfica    - Concavidade, zeros da função e vértice    - Imagem • Função exponencial • Interpretação de gráficos e tabelas 

EJA – Terceiro Segmento – 2ª etapa – Matemática 

Objetivos específicos 
• Relacionar os conhecimentos matemáticos com a cultura do estudante. • Estabelecer a relação da matemática com as tecnologias. • Empregar as tecnologias na compreensão da matemática. • Estabelecer a relação dos conhecimentos matemáticos com o mundo do trabalho. • Conhecer e aplicar os conceitos de sequência na resolução de problemas. • Conhecer e trabalhar com razões trigonométricas no cotidiano • Calcular porcentagens e juros e utilizar esses conceitos na resolução de situações problemas. • Identificar transformações geométricas e relacionar a geometria com o cotidiano • Identificar características de figuras planas e espaciais. • Calcular comprimento, áreas e volumes e saber aplicar esse conhecimento no cotidiano. • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

Conteúdos 
 • Sequências:    - Progressão aritmética    - Progressão geométrica • Trigonometria:    - Razões trigonométricas no triângulo retângulo • Matemática Financeira:    - Porcentagem    - Juros simples    - Juros compostos • Geometria Plana:    - Círculo e circunferência    - Áreas • Geometria Espacial:    - Prisma e pirâmide    - Cilindro e Esfera • Interpretação de gráficos e tabelas

EJA – Terceiro Segmento – 3ª etapa – Matemática 

Objetivos específicos 
• Relacionar os conhecimentos matemáticos com a cultura do estudante. • Estabelecer a relação da matemática com as tecnologias. • Empregar as tecnologias na compreensão da matemática. • Estabelecer a relação dos conhecimentos matemáticos com o mundo do trabalho. • Compreender e utilizar os conceitos de análise combinatória na resolução de problemas. • Reconhecer o caráter aleatório de fenômenos, compreendendo o significado e importância da probabilidade. • Aplicar os conceitos de probabilidade nas demais áreas do conhecimento. • Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para leitura e interpretação de dados, além de construção de argumentos. • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. • Utilizar modelos geométricos na resolução de problemas reais.

Conteúdos 
• Análise Combinatória:    - Princípio Fundamental da Contagem Fatorial    - Permutação, arranjo e combinação    - Probabilidade
• Estatística:    - Gráfico de distribuição de frequência    - Média, moda e mediana    - Desvio padrão
• Geometria Analítica:    - Plano Matemático    - Distância entre dois pontos    - Equação da Reta • Interpretação de gráficos e tabelas


Fonte:SEE-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário