Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Terceiro Segmento – Matemática
Na EJA, a Matemática é um importante componente curricular na formação social e pedagógica dos estudantes. O professor deve apresentar a Matemática aos estudantes como uma ferramenta para a resolução de situações-problema, estimulando o raciocínio lógico e a argumentação. É fundamental, assim, utilizar as experiências de vida dos estudantes no intuito de estimular novas ideias que contribuam para que aprendam a calcular, medir, raciocinar, argumentar, interpretar gráficos e informações estatísticas. Para promover o desenvolvimento e resolução de problemas, o diálogo entre o professor e os estudantes deve ser valorizado. Nesse processo, espera-se que os estudantes exponham suas ideias, vivenciem situações de cálculos envolvendo a leitura de textos e a escrita de conclusões (mesmo que não estejam corretas). A experiência tem mostrado que o conhecimento matemático ganha significado quando os estudantes se deparam com situações desafiadoras e trabalham para desenvolver estratégias de resolução. Assim, trabalhar a Matemática com os demais conteúdos das diversas disciplinas mostra•se uma ferramenta eficaz na resolução de problemas e construção de novos conceitos. Outros recursos utilizados são a calculadora como uma ferramenta de validação de resultados e os jogos criativos na elaboração de estratégias de resolução de problemas e busca de soluções. A Matemática deve ser vista em toda sua amplitude, porém os métodos de ensino devem ser diversificados, principalmente na EJA, com o objetivo de respeitar as individualidades do ser humano, o tempo de raciocínio e de aprendizagem de cada um. Cabe ressaltar que o conhecimento matemático precisa alcançar as distintas classes socioeconômicas, para que os estudantes sejam capazes de atuar como cidadãos críticos e conscientes em uma sociedade complexa. Esse desafio vem sendo solucionado com o aumento de pesquisas educacionais que investigam sobre como adaptar o ensino da Matemática aos estudantes das mais diversas realidades sociais, culturais e econômicas, na expectativa de ajudar os professores nessa busca por métodos que respeitem o cotidiano e a realidade dos estudantes.
Objetivo Geral:
• Promover nos estudantes da EJA a compreensão de conhecimentos matemáticos que oportunizem a capacidade de desenvolver o raciocínio e resolução de problemas baseados na cultura, no mundo do trabalho e em suas tecnologias.
EJA – Terceiro Segmento – 1ª etapa – Matemática
Objetivos específicos
• Relacionar os conhecimentos matemáticos com a cultura do estudante. • Estabelecer a relação da matemática com as tecnologias. • Empregar as tecnologias na compreensão da matemática. • Estabelecer a relação dos conhecimentos matemáticos com o mundo do trabalho. • Compreender as propriedades das operações em cada um dos conjuntos numéricos e saber usá-las em situações concretas. • Reconhecer no contexto social diferentes
Conteúdos
• Teoria de Conjuntos: - Representação e Notação - Subconjuntos - Operações: união, intersecção e diferença • Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais • Produto e plano cartesiano • Função: - Plano Matemático - Relação e função - Notação e representação gráfica
EJA – Terceiro Segmento – 1ª etapa – Matemática
Objetivos específicos
significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais. • Entender o uso das funções como modelos matemáticos de situações do mundo real. • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. -
Conteúdos
Domínio, imagem e contradomínio • Função Polinomial do 1° grau: - Representação gráfica - Função afim e linear - Coeficiente angular, linear e zero da função • Função Quadrática: - Representação gráfica - Concavidade, zeros da função e vértice - Imagem • Função exponencial • Interpretação de gráficos e tabelas
EJA – Terceiro Segmento – 2ª etapa – Matemática
Objetivos específicos
• Relacionar os conhecimentos matemáticos com a cultura do estudante. • Estabelecer a relação da matemática com as tecnologias. • Empregar as tecnologias na compreensão da matemática. • Estabelecer a relação dos conhecimentos matemáticos com o mundo do trabalho. • Conhecer e aplicar os conceitos de sequência na resolução de problemas. • Conhecer e trabalhar com razões trigonométricas no cotidiano • Calcular porcentagens e juros e utilizar esses conceitos na resolução de situações problemas. • Identificar transformações geométricas e relacionar a geometria com o cotidiano • Identificar características de figuras planas e espaciais. • Calcular comprimento, áreas e volumes e saber aplicar esse conhecimento no cotidiano. • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Conteúdos
• Sequências: - Progressão aritmética - Progressão geométrica • Trigonometria: - Razões trigonométricas no triângulo retângulo • Matemática Financeira: - Porcentagem - Juros simples - Juros compostos • Geometria Plana: - Círculo e circunferência - Áreas • Geometria Espacial: - Prisma e pirâmide - Cilindro e Esfera • Interpretação de gráficos e tabelas
EJA – Terceiro Segmento – 3ª etapa – Matemática
Objetivos específicos
• Relacionar os conhecimentos matemáticos com a cultura do estudante. • Estabelecer a relação da matemática com as tecnologias. • Empregar as tecnologias na compreensão da matemática. • Estabelecer a relação dos conhecimentos matemáticos com o mundo do trabalho. • Compreender e utilizar os conceitos de análise combinatória na resolução de problemas. • Reconhecer o caráter aleatório de fenômenos, compreendendo o significado e importância da probabilidade. • Aplicar os conceitos de probabilidade nas demais áreas do conhecimento. • Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para leitura e interpretação de dados, além de construção de argumentos. • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. • Utilizar modelos geométricos na resolução de problemas reais.
Conteúdos
• Análise Combinatória: - Princípio Fundamental da Contagem Fatorial - Permutação, arranjo e combinação - Probabilidade
• Estatística: - Gráfico de distribuição de frequência - Média, moda e mediana - Desvio padrão
• Geometria Analítica: - Plano Matemático - Distância entre dois pontos - Equação da Reta • Interpretação de gráficos e tabelas
Fonte:SEE-DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário